Data de Apresentação:22/05/2018 Autor: Diego Felipe Florença

Prof. Dr. Emerson Freire

Prof. Dr. Pedro Peixoto Ferreira

Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

FLORENÇA, D. F. Investigando Controvérsias Em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: Um Estudo No Âmbito Da Educação Profissional e Tecnológica À luz Da Teoria Ator-Rede. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

A Educação Profissional e Tecnológica procura oferecer experiências próximas às encontradas no dia a dia do mundo do trabalho, no qual as atividades são constantemente mediadas pelos objetos técnicos. Por esse motivo, parece fundamental considerar a influência desses objetos na construção do processo formativo. Neste contexto, as práticas pedagógicas interdisciplinares representam um papel relevante. O presente trabalho pretende investigar a rede formada durante a criação de práticas pedagógicas interdisciplinares, à luz da Teoria Ator-Rede (TAR), no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, a partir das seguintes perguntas: Que tipos de controvérsias, surgem durante a criação de uma prática pedagógica interdisciplinar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, considerando suas características e peculiaridades? Como os agenciamentos entre humanos e não humanos participam da criação de práticas pedagógicas interdisciplinares? O texto divide-se em três partes, primeiramente apresenta um estudo bibliográfico sobre a Teoria Ator-Rede, em suas relações com as noções de individuação e reticulação. Em seguida, desenvolve-se uma pesquisa mais centrada sobre a TAR na educação em geral, mas levando em conta a Educação Profissional e Tecnológica. Por fim, discorre a respeito da metodologia adotada, a Cartografia de Controvérsias e analisa as informações coletadas durante a pesquisa empírica realizada na ETEC de Carapicuíba, uma escola do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, localizada na região metropolitana de São Paulo. A Cartografia de Controvérsias permite acompanhar o rastro deixado pelos atores no interior das redes. Com ela observou-se controvérsias, consensos e nuances nem sempre detectadas, mas que surgem durante o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares, que ajudam para melhorar seu entendimento como um todo no cotidiano escolar, e que apontam para pesquisas futuras dentro do âmbito da EPT a partir de bases epistemológicas afins.

Educação e Trabalho

Educação Profissional e Tecnológica