Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

JOGOS E DRAMATIZAÇÕES NA PROMOÇÃO DA LUDICIDADE E DA MOTIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Linha de Pesquisa: Formação do Formador

Autor: Francis Akemi Nitto Simões

Orientador: Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Data de Apresentação: 19/06/2020

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Profa. Dra. Luci Mendes de Melo Bonini

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados

NITTO SIMÕES, F. A. Jogos e dramatizações na promoção da ludicidade e da motivação na educação profissional. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

A investigação objetiva suscitar reflexões sobre práticas educacionais com a promoção da ludicidade em atividades de dramatizações e jogos na educação profissional. A pesquisa se mostra relevante no que se refere ao feedback do discente sobre tais ações propostas. Justifica-se a averiguação pela importância do debate do tema ludicidade na área da educação profissional. A questão de pesquisa mira identificar se o discente da área do ensino técnico entende relevante e motivador a utilização de jogos e dramatizações no seu processo de aprendizagem. O método selecionado é o descritivo/ exploratório, com aplicações, observações, entrevistas suportadas por perguntas abertas e surveys baseadas em perguntas fechadas. As atividades aplicadas possibilitaram a captação de relatos pós-evento que transcritos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. A amostra de estudo se concentra nos estudantes jovens e adultos dos cursos técnicos de desenvolvimento de sistemas, logística e administração de Centro de Educação Profissional Tecnológica (CEPT), tais seleções realizadas por conveniência. Os resultados alcançados demonstram a identificação pretendida, bem como, a concordância com os estudos dos autores referenciados. Além disso, as técnicas utilizadas se prestam a servir de bases para novos estudos e modelos de aplicação.

Ludus, Recursos pedagógicos, Motivação.