JOGOS E DRAMATIZAÇÕES NA PROMOÇÃO DA LUDICIDADE E DA MOTIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Data de Apresentação:19/06/2020 Autor: Francis Akemi Nitto Simões
Formação do Formador
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Profa. Dra. Luci Mendes de Melo Bonini

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados

NITTO SIMÕES, F. A. Jogos e dramatizações na promoção da ludicidade e da motivação na educação profissional. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

A investigação objetiva suscitar reflexões sobre práticas educacionais com a promoção da ludicidade em atividades de dramatizações e jogos na educação profissional. A pesquisa se mostra relevante no que se refere ao feedback do discente sobre tais ações propostas. Justifica-se a averiguação pela importância do debate do tema ludicidade na área da educação profissional. A questão de pesquisa mira identificar se o discente da área do ensino técnico entende relevante e motivador a utilização de jogos e dramatizações no seu processo de aprendizagem. O método selecionado é o descritivo/ exploratório, com aplicações, observações, entrevistas suportadas por perguntas abertas e surveys baseadas em perguntas fechadas. As atividades aplicadas possibilitaram a captação de relatos pós-evento que transcritos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. A amostra de estudo se concentra nos estudantes jovens e adultos dos cursos técnicos de desenvolvimento de sistemas, logística e administração de Centro de Educação Profissional Tecnológica (CEPT), tais seleções realizadas por conveniência. Os resultados alcançados demonstram a identificação pretendida, bem como, a concordância com os estudos dos autores referenciados. Além disso, as técnicas utilizadas se prestam a servir de bases para novos estudos e modelos de aplicação.

Ludus

Recursos pedagógicos