Just in Time no Varejo: Um estudo sobre as barreiras para a implantação do modelo em micro e pequenos supermercados de santos/sp

Data de Apresentação:25/02/2015 Autor: Karla Vaz Siqueira Cañete
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Hamilton Pozo

Prof. Dr. Hamilton Pozo

Prof. Dr. Sergio Luiz do Amaral Moretti

Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

O objetivo da pesquisa é avaliar quais as barreiras enfrentadas pelos micro e pequenos supermercados na cidade de Santos, litoral de São Paulo, para a implantação do modelo just in time (JIT).

A pesquisa é relevante em função do fator estratégico representado pela adoção do just in time nas organizações de modo geral, inclusive as micro e pequenas empresas, que utilizam a integração da cadeia produtiva e busca averiguar se os micro e pequenos supermercados de Santos/SP estão integrados com seus parceiros fornecedores e estruturalmente preparados para a implantação do JIT; também é de interesse verificar como é realizada a gestão de estoques destas empresas com enfoque no JIT.

O método empregado foi de natureza exploratória de caráter quali-quantitativo, com a utilização de um survey, dividida em questões de múltipla escolha na parte A, onde se obtém informações referentes à natureza da empresa e do respondente; na parte B, têm-se questões fundamentadas em escala tipo Likert, agregada a parte C com questões abertas na avaliação do modelo.

Os resultados serão analisados com técnicas estatísticas. De um universo de 30 varejistas cadastradas no município, no ramo de supermercados, a pesquisa se baseou em uma amostra de 23 respondentes, dos quais apenas 19 foram validadas e compostas por proprietários e/ou responsáveis pela gestão da empresa. Estas empresas foram escolhidas por se enquadrarem na definição de micro e pequenas e também por conveniência.

A base da pesquisa está na utilização da visão de Chopra e Meindl (2003), que definem cinco barreiras: Barreiras de Incentivos, Barreiras de Processamento de Informações, Barreiras Operacionais, Barreiras de Preços e Barreiras Comportamentais, as quais foram estudadas em relação à implantação do JIT.

Os resultados responderam positivamente quanto a, de maneira geral, os gestores dos micro e pequenos supermercados estarem propensos a implantação do modelo JIT, apesar de ainda existirem barreiras que inibem esta ação. Entretanto, foram encontradas barreiras principalmente no que tange ao operacional e a processamento de informações, no que se confirma a hipótese proposta da não confiabilidade em relação às entregas pelos fornecedores.

Estratégia

Just in time