MAPEAMENTO DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NA INDÚSTRIA POR MEIO DE DOCUMENTOS DE PATENTES: ANÁLISE DA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Data de Apresentação:07/04/2021 Autor: Emerson Damo
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Antonio - CEETEPS

Profa. Dra. Márcia Regina Neves Guimarães – UFSCar

Prof. Dr. Fabrício José Piacente – CEETEPS

DAMO, E. Mapeamento do Desenvolvimento Tecnológico na Indústria por meio de documentos de patentes: análise da inovação na indústria automobilística. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

O presente trabalho tem por objetivo criar um software de prospecção tecnológica que permita, por meio do uso de palavras chaves, promover a coleta das informações contidas nos documentos de patentes disponíveis na plataforma Derwent Innovation Index (DII) na base de dados Web of Science (WoS). A pesquisa se justifica pela contribuição que traz ao estudo do comportamento e das características da inovação tecnológica, com base em variáveis obtidas em documentos de patentes, um gap de pesquisa em uma área temática pouco explorada pela comunidade científica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa empírica, de natureza aplicada com objetivo exploratório e abordagem qualitativa. Desenvolveu-se um programa em Python e, por meio da técnica de web crawler, obteve-se dados de documentos de patentes. As tecnologias pesquisadas basearam-se em tecnologias automotivas, consideradas relevantes em função da capacidade de inovação da indústria automotiva: Vehicular Safety; Infotainment Systems; Smart Cities; Smart Mobility; Advanced Driver Assistance Systems; e Autonomous Vehicles. Os resultados deste estudo permitiram a criação de um software de prospecção tecnológica que, por meio de palavras-chave, promove a coleta das informações contidas nos documentos de patentes disponíveis na plataforma DII na base de dados WoS. O software gera diversos bancos de dados relacionais, o que permite o uso estruturado destas informações para estudo de um determinado campo tecnológico, por meio da criação de dashboards e gráficos com os softwares Excel e PowerBI. Por fim utilizou-se os conceitos de busca de anterioridade, por meio de citações de patentes, e de redes de conhecimento, para elaborar grafos, o que possibilitou o estudo do fluxo de conhecimento para a tecnologia Smart Mobility e a verificação da ocorrência, nesta tecnologia, de spillover (quando uma tecnologia desenvolvida com um propósito, “transborda” para outra área e ou outra tecnologia).

Prospecção tecnológica

Patentometria