Método de análise da performance econômico-financeira das firmas integrantes do índice de sustentabilidade empresarial(ISE) por meio de índices contábeis

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Tecnológico em Sistemas Produtivos

Autor: Daniely Silva Andrade

Orientador: Prof. Dr. Fabrício José Piacente

Data de Apresentação: 30/05/2019

Prof. Dr. Fabrício José Piacente

Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

ANDRADE, D. S. Método de análise da performance econômico-financeira das firmas integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) por meio de índices contábeis. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

O presente trabalho tem por objetivo analisar, por meio de índices contábeis, se firmas selecionadas que integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) apresentam uma performance financeira acima de outras que não fazem parte do índice. A metodologia usada foi quantitativa, selecionou-se um grupo amostra de 12 firmas dividida em 4 setores produtivos que fazem parte do índice ISE. Foram calculados os principais índices econômico-financeiros de Estrutura de Capital, Liquidez e Rentabilidade a partir dos demonstrativos contábeis das firmas selecionadas entre os anos de 2008 e 2017. Esses valores foram comparados com índices padrão de firmas listadas na B3. Com os resultados obtidos pode-se verificar que os investimentos em atitudes voltadas a ações de responsabilidade social corporativa podem impulsionar um maior destaque para a empresa perante aos investidores, clientes, fornecedores e sociedade, e como consequência levam ao aumento da rentabilidade financeira da empresa. Por fim, os resultados apresentados apontam que as empresas consideradas mais sustentáveis podem apresentar desempenho superior em relação às demais no que se refere a alguns indicadores econômico-financeiros.

Sustentabilidade, Desempenho econômico-financeiro, B3, Índice contábil, Sistemas produtivos