Metodologias ativas na educação: um estudo de caso em uma instituição de ensino tecnológico.

Data de Apresentação:24/08/2015 Autor: Job Alves Brandão Junior
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Profª. Drª. Celi Langhi

Prof. Dr. Severino Antônio Moreira Barbosa

BRANDÃO JR, J. A. Metodologias ativas na educação: um estudo de caso em uma instituição de ensino tecnológico 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015.

O presente trabalho apresenta resultados, com base em um estudo bibliográfico e um estudo de caso realizado na Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá (FATEC Guaratinguetá), a respeito da opinião de professores e alunos quanto ao uso de metodologias ativas e o uso de uma sala especialmente projetada para a utilização de metodologias ativas. Verificou-se junto a alunos e professores que os usos de tais recursos podem trazer melhorias e influenciar no processo de aprendizagem.  Nota-se que, as Metodologias Ativas podem contribuir para a melhoria da relação professor-aluno-conhecimento, por meio de experiências reais ou simuladas, através de desafios advindos das atividades essenciais da prática profissional e social, em diferentes contextos. Assim, as metodologias ativas abrangem elementos novos, que atendem às necessidades sociais e educacionais atuais, servindo de complemento no processo de ensino. Nesse sentido, o professor deve mediar discussões, incentivar e estimular os alunos na busca de soluções para os problemas levantados em sala de aula. Para tanto, é necessário realizar um preparo inicial junto a professores e, principalmente, junto aos alunos, para que ambos possam alcançar os resultados esperados na utilização das metodologias ativas da educação.

Aprendizagem

Ensino tecnológico