Métodos e aplicações de técnicas de locações de vazamentos não visíveis em sistemas de abastecimentos de águas

Data de Apresentação:11/10/2011 Autor: Robson Fontes da Costa
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Alisson Gomes de Moraes

Nos Sistemas de Tratamento e Distribuição de Água, como em qualquer indústria de transformação, existem perdas em algumas fases do processo. Desde a captação até o consumidor final, existem vários tipos de perdas, geradas em sua maioria por manutenções, operações, aplicação de materiais e tecnologias inadequadas.
As perdas reais correspondem ao volume de água tratada produzida que não chega ao consumidor final devido à ocorrência de vazamentos ou extravasamentos de reservatórios.
Para um efetivo combate a essas perdas é necessária à utilização de um correto método de pesquisa de vazamentos, sendo que, de acordo com as características do setor de abastecimento, pode ser divido em três principais aplicações:

• Varredura de rede;
  • Pesquisa sem medição de vazão;
  • Pesquisa com medição de vazão.

Os resultados de cada aplicação utilizados em três sistemas de abastecimento, cada qual com suas características são apresentadas com suas vantagens e desvantagens.
A análise da recorrência dos vazamentos e a aplicação do formulário de “registro de falhas” complementam os estudos abordados, visando identificar as causas prováveis dos apontamentos de vazamentos não visíveis locados.

Métodos de Pesquisa de Vazamentos

Perdas Reais