MOBILIDADE ACADEMICA DISCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA DO CENTRO PAULA SOUZA

Data de Apresentação:16/06/2020 Autor: Evandro Moraes
Formação do Formador
Profa. Dra. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profa. Dra. Senira Anie Ferraz Fernandez

Prof. Dr. Luis Enrique Aguilar

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

MORAES, EVANDRO. Mobilidade Acadêmica Discente Na Educação Profissional e Tecnológica. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

O presente trabalho identifica as práticas de mobilidade estudantil que operacionalizam os programas de intercâmbio no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS: quais são seus modos de regulação, tendências, limites e desafios, tendo como cenário o âmbito geopolítico e intercultural. Ao se debruçar de modo peculiar no planejamento estratégico da instituição em foco, observando como as políticas institucionais, o planejamento em si e as diretrizes referentes à internacionalização convergem ao atendimento daquilo que se espera da internacionalização da educação, compreendeu-se como se operacionalizam e se desenvolvem os programas de mobilidade acadêmica discentes oferecidos. O método usado é qualitativo e o tipo de pesquisa é o documental, compreendida como um processo que se utiliza de métodos e técnicas para a apreensão, compressão e análise de documentos dos mais variados tipos e onde o conhecimento é construído a partir da organização e da ordenação dos elementos fornecidos pelas evidências empíricas. Além do levantamento bibliográfico, a pesquisa utilizou também a coleta de material de fontes primárias como ferramenta. A globalização fomenta a interdependência de informações para a produção do conhecimento. Para tanto, a formulação de estratégias e de políticas de internacionalização da educação, entre elas, ações voltadas para o intercâmbio estudantil são elementos primordiais que definirão um processo sustentável de internacionalização da instituição. A estrutura do trabalho compreende de 3 diferentes capítulos, que tratam sobre a mobilidade acadêmica discente na educação profissional tecnológica, a internacionalização da educação frente às exigências da globalização e as políticas e práticas de operacionalização dos programas de mobilidade acadêmica discentes em vigor no CEETEPS.

Globalização

Educação Profissional