Modelo de desenvolvimento de negócio de vinicultura artesanal: vinhos de mesa e finos

Data de Apresentação:25/06/2020 Autor: Silvia Dourado Casado Bignardi
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Fabricio José Piacente

Prof. Dr. Fabricio José Piacente

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos

BIGNARDI, S.D.C.: Modelo de desenvolvimento de negócio de vinicultura artesanal, vinhos de mesa e vinhos finos. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

O presente trabalho tem por objetivo montar uma proposta de viabilidade de modelo de negócio de vitivinicultura para elaboração de vinhos de mesa e vinhos finos, com cultivo próprio. A metodologia utilizada foi uma triangulação de métodos: estudo de caso, entrevistas com vitivinicultores e elaboração da proposta. Foram analisados 06 vitivinicultores instalados na região de Jundiaí, cuja produção é vinho de mesa e vinho fino. A proposta do modelo foi efetuada com base em protocolo aplicado anteriormente em outros estudos de viabilidade econômico-financeira que consiste na elaboração de fluxo de caixa descontado, cálculo de valor presente, taxa de retorno de investimento e payback. A elaboração do vinho artesanal mostrou-se viável considerando as premissas utilizadas neste estudo. Desta forma, este trabalho fornece subsídios para possíveis investidores no segmento, informações mensuráveis aos próprios produtores rurais sobre seus produtos, seus retornos além de propiciar dados para o desenvolvimento de aplicativo ou software que permite o gerenciamento do negócio com acesso a todas as informações.

vinicultura

vinho