Modelo de gestão para manutenção de trens metropolitanos

Data de Apresentação:11/05/2023 Autor: Daniel Bispo
Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade
Profa. Dra. Eliane Antonio Simões

Profa. Dra. Eliane Antonio Simões - CEETEPS

Prof. Dr. Ricardo Triska -  UFSC

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS

Bispo, D. Modelo de Gestão para Manutenção de Trens Metropolitanos. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia de Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

Operadores de ferrovias metropolitanas estão sendo desafiados pelo aumento da complexidade dos sistemas e do número de passageiros diários, e, por isso, há necessidade de foco na manutenção e sua gestão. O presente estudo foi pautado no seguinte questionamento de pesquisa: como aumentar a eficiência e desempenho dos serviços de manutenção de trens metropolitanos por meio da inovação na gestão contínua de manutenção? O objetivo geral deste estudo é desenvolver um modelo de gestão para aprimorar o processo de manutenção de uma companhia de trens metropolitanos. Utilizou-se uma análise bibliométrica para a construção do referencial teórico, o Design Science Research, como metodologia científica para a construção do modelo e do método de estudo de caso para validação. O modelo de gestão desenvolvido segue as indicações dos autores consultados, visto que os modelos e as ferramentas apresentadas na fundamentação teórica contêm sinergia com as necessidades da área de manutenção de trens metropolitanos. O modelo proposto utiliza como base a Análise de Modos e Efeitos de Falha (AMFE) e o Design Thinking e é adequado às diferentes condições da área de manutenção. Pode-se aplicá-lo tanto em processos próprios da empresa, quanto em processos de manutenção realizada por terceiros. A pesquisa tem como resultados o desenvolvimento de um modelo de gestão para auxiliar a manutenção de trens, sua aplicação, para melhoria do processo de substituição de para-brisas de trens metropolitanos. Conclui-se que o modelo é adequado para auxiliar na gestão dos serviços de manutenção de trens metropolitanos e que ferramentas advindas do design, apesar de terem sido bem aceitas na dinâmica do estudo de caso, necessitam ser mais bem experimentadas em conjunto com as etapas do modelo.

Manutenção. Inovação. Trens Metropolitanos. AMFE. Design Thinking