Modelo de maturidade de processos de gestão acadêmica em instituições privadas de ensino superior

Data de Apresentação:13/08/2009 Autor: Daniel Fernando Antonucci e Silva
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Rodrigo Becke Cabral

Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Este trabalho tem o propósito de desenvolver um método para a avaliação da maturidade dos processos de gestão acadêmica de instituições privadas de ensino superior. O estudo busca embasamento em conceitos de gestão e qualidade, mais profundamente em modelos de maturidade de processos, para propor um conjunto de processos que contemple práticas correntes de gestão acadêmica em instituições de ensino superior, definindo seus os resultados esperados de processos (REP’s) e resultados de atributos de processos (RAP’s).

A questão principal do trabalho é baseada na crença de que é possível avaliar, através de uma escala de maturidade, os processos de gestão acadêmica de uma instituição privada de ensino superior. Esta questão se justifica, pois, ajudar no aprimoramento do ensino superior é um esforço fundamental que deve ser exercido não apenas pelos governos, mas por toda a sociedade.

Apresenta-se ainda o contexto do mercado de educação privada no ensino superior brasileiro e os desafios atuais e futuros que as instituições e seus gestores deverão enfrentar. Além disso, o estudo desenvolve-se não somente através da base teórica, mas também pela aplicação da ferramenta proposta em duas instituições de ensino superior onde seus resultados são relatados em estudos de caso Para isso, é previsto também neste trabalho, o desenvolvimento de uma escala de maturidade e uma forma para a avaliação de maturidade dos processos de gestão acadêmica de instituições privadas de ensino superior.

A pesquisa ajuda, por fim, a identificar boas práticas de gestão de instituições privadas de ensino superior, contribuindo para o fortalecimento destas instituições e para a educação brasileira.

Educação brasileira

Ensino superior

Instituições privadas de ensino superior

Modelos de maturidade