MODELO DE NEGÓCIO SOB A ÓTICA DAS DIMENSÕES COMPETITIVAS DE UMA EMPRESA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO NO SUBSETOR DE INFRAESTRUTURAS

Data de Apresentação:11/12/2019 Autor: Aparecida Massako Tomioka
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Prof. Dr. Fabrício Piacenti

TOMIOKA, A. M. Modelo de Negócio sob a Ótica das Dimensões Competitivas de uma Empresa da Indústria da Construção Civil: Estudo de Caso no Subsetor de Infraestruturas. 102 [cento e duas] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

Compreender o modelo de negócios de uma organização e sua dinâmica, permite aos gestores alinhar suas estratégias, aplicar esforços em ações mais assertivas e ajustar os planos nos diversos setores da empresa, garantindo sua competitividade e a sustentabilidade de seu negócio. Neste aspecto, o presente trabalho teve como objetivo estudar por meio de um estudo de caso, uma proposta para uma análise do modelo de negócios da Construtora Alpha, localizada na cidade de São Paulo. Para o alcance deste objetivo, buscou compreender as dimensões competitivas da empresa e o seu modelo de negócios. Relacionou e analisou os aspectos que contribuíram para que a organização se mantivesse competitiva mesmo em períodos de turbulência econômica. O método de pesquisa utilizado tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, sendo de natureza aplicada, classificada de acordo com os objetivos da pesquisa em descritiva e explicativa. O procedimento utilizado foi o estudo de caso com coleta de dados e evidências, por meio de revisão da literatura, artigos científicos nas bases Web of Science, entrevista semiestruturada com gestores estratégicos, questionário estruturado e fechado para os colaboradores operacionais e análise de documental. Por meio da aplicação da ferramenta Modelo de Negócios Canvas em conjunto com a análise SWOT, foi possível sintetizar as relações das nove áreas dos componentes de negócios com as dimensões competitivas percebidas por gestores e equipe operacional da empresa e por fim, foi apresentado um conjunto de indicadores de desempenho que apoiam o modelo de negócios analisado. Os resultados obtidos por meio deste estudo, refletem a interrelação entre as dimensões competitivas percebidas por gestores e equipes operacionais e o seu modelo de negócios o qual contribuiu para que mantivesse competitiva, diversificando seu segmento de clientes e ampliando as oportunidades de negócios.

Dimensões Competitivas

Modelo de Negócios CANVAS