MODELO ECONÔMICO-FINANCEIRO E DE EFICIÊNCIA PARA FIRMAS DO SETOR SUCROALCOOLEIRO: UMA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (AED)

Data de Apresentação:25/06/2020 Autor: Osvaldo Fernando de Armas
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Fabrício José Piacente

Prof. Dr. Fabrício José Piacente

Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

ARMAS, O. F. Modelo econômico-financeiro e de eficiência para firmas do setor sucroalcooleiro: Uma Análise Envoltória de Dados (AED). 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

O presente trabalho tem por objetivo avaliar e comparar a situação econômico-financeira de dados extraídos de demonstrações financeiras (DRE e BP) publicadas de 10 empresas de Sociedade Anônima do setor sucroalcooleiro, escolhidas e classificadas entre o período de 2005 e 2016. A metodologia utilizada foi a análise financeira por meio da utilização de índices-padrão e sua classificação com base na sua eficiência a partir da Análise Envoltória de Dados (AED). Na análise financeira pode-se constatar, distintamente, os dois períodos analisados, o primeiro de crescimento do setor, evidenciado no aumento nos índices padrão de liquidez e rentabilidade e queda no de endividamento; e um segundo período com piora nesses indicadores padrão. Foram comparados dois modelos de AED o modelo voltado para economias constantes de escala e o voltado para economias variáveis de escala. Verificou-se que o modelo AED-CCR de 3 entradas e 4 saídas (3x4) obteve-se a validação de 70% dos resultados para os dois períodos, apresentando uma melhor consistência entre o número de variáveis analisadas e a correlação entre elas. Para o modelo AED-CCR, a solução de 3 entradas e 5 saídas (3x5) obteve-se a validação de 60% dos resultados para os dois períodos, melhor resultado da série estudada. Constatou-se a partir desse trabalho que a o modelo escolhido é capaz de identificar as empresas eficientes em termos de escala constante e crescente, sugerindo melhorias a serem aplicadas as mais ineficientes, permitindo torná-las empresas eficientes.

Análise Envoltória de Dados

Econômico-Financeiro