Português Ingles Espanhol

Dissertação

Modelos de avaliação de resultados na aplicação de programas de treinamento, desenvolvimento e educação para chefia gerencial

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:26/03/2015 Autor: Marcelo Masini Melo
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa:
Gestão de Sistemas Produtivos
Orientador:
Profª. Drª. Celi Langhi
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profª. Drª. Celi Langhi

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Noêmia Lazzareschi

Resumo

Um dos recursos que as organizações utilizam para serem competitivas é o desenvolvimento de programas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação para seus profissionais.

O objetivo desta dissertação é analisar se os modelos de avaliação, aplicados em programas de treinamento, desenvolvimento e educação para profissionais de chefia gerencial, no contexto de organizações públicas e privadas no Brasil, são capazes de medir os resultados que são obtidos por meio desses programas, de maneira que essas organizações possam optar de forma mais assertiva, por esse tipo de investimento.

Aplicou-se uma pesquisa exploratória por meio de entrevistas semiestruturadas, com profissionais de nove organizações selecionadas por conveniência. Verificou-se que as organizações estudadas aplicam avaliação de reação, mas não adotam modelos de avaliação a respeito do retorno financeiro que esses programas podem trazer e também não apresentam indicadores claros e objetivos para essa finalidade.

Desenvolvimento

Educação

Modelos de Avaliação

Treinamento