Data de Apresentação:29/03/2018 Autor: Cláudia Virgínia Mistrorigo de Freitas

Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Profª. Drª. Celi Langhi

FREITAS, C. V. M. Mudança do clima: a meta de redução de emissões de gases de efeito estufa do Brasil para evitar o aquecimento global e a contribuição do setor químico para sua implementação. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, ano.

Este trabalho tem por objetivo analisar as mudanças climáticas e apresentar propostas de como o setor químico contribui para que o Brasil atinja suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório, bibliográfico e documental. Os resultados mostram a evolução das negociações referentes às mudanças climáticas, a redução de emissões de gases de efeito estufa, os principais responsáveis pelo aquecimento global e iniciativas de duas indústrias químicas nacionais. No setor químico em particular, apesar da grande melhoria dos indicadores nas duas últimas décadas, não se observa uma medida proativa para diminuição dos índices, somente ações pontuais e pautadas em tecnologias convencionais. É proposto um roadmap com ações para contribuir com o setor.

Gás de efeito estufa

Indústria química