Multiletramentos no ensino superior tecnológico: perspectivas de linguagens no trabalho docente

Data de Apresentação:28/03/2023 Autor: Luciana dos Santos Almeida
Formação do Formador
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício - USCS

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

ALMEIDA, L. S. Multiletramentos no Ensino Superior Tecnológico: Perspectivas de Linguagens no Trabalho Docente. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

Esta pesquisa partiu de estudos desenvolvidos no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. Trata de um estudo sobre o saber e o fazer docente no ensino superior de graduação tecnológica no contexto contemporâneo e exigências impostas pelo mercado de trabalho na formação do profissional. Esse novo quadro sociocultural e tecnológico trouxe mudanças para as diferentes tarefas humanas e o professor, cada vez mais, deve se transformar, buscando formas de alterar e adaptar suas práticas docentes para acompanhar tais mudanças e ainda assim ser capaz de alcançar seus objetivos pedagógicos. O presente trabalho tem por objetivo geral identificar multiletramentos utilizados no Ensino Superior Tecnológico e suas contribuições para a prática pedagógica do docente.  Os objetivos específicos são: a) compreender o que são multiletramentos; b) identificar os tipos de multiletramentos e refletir sobre sua aplicabilidade no Ensino Superior Tecnológico; c) identificar mídias digitais por meio das quais os professores exploram conteúdo e d) analisar os sucessos e as dificuldades encontradas pelos docentes no uso dos multiletramentos. A metodologia, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, desenvolveu-se a partir da aplicação de uma pesquisa com questionário, criada por meio do Google Forms, e após este levantamento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram que no trabalho docente as diferentes linguagens e tecnologias da informação e comunicação estão presentes e são de grande contribuição para a formação do tecnólogo. O produto proposto ao final deste percurso foi um workshop para docentes do ensino superior tecnológico sobre os multiletramentos e sua aplicabilidade.

Educação Superior Tecnológica. Multiletramentos. Educação Profissional. Mídias Digitais