Data de Apresentação:28/06/2022 Autor: Claudia Sbragia Mazzo

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS

Prof. Dr. Leonardo Albergaria Oliveira - UNIFEI

Profa. Dra. Eliane Antonio Simões - CEETEPS

MAZZO, C. S. Núcleo de inovação tecnológica e indicadores de desempenho para inovação em uma empresa do setor nuclear. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

O presente trabalho tem por objetivo criar uma proposta de estruturação e indicadores de desempenho para o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) em uma empresa da área nuclear. Esta pesquisa apresenta dois instrumentos que auxiliam a estruturação e fortalecimento da gestão do NIT. Contempla uma revisão teórica sobre os conceitos de inovação, sistema de inovação, tríplice hélice; estratégia com foco em inovação, indicadores de desempenho para inovação, funil da inovação e cultura organizacional para inovação. Optou-se pela estratégia de pesquisa prescritiva qualitativa, apropriada à necessidade de compreensão das várias situações acerca do objeto de estudo, aplicando a metodologia Design Science Research com o objetivo de estudar, pesquisar, investigar e gerar conhecimento que seja aplicável e útil para a solução do problema. Foram utilizadas a ferramenta Design Thinking e o modelo Balanced Scorecard (BSC) no desenvolvimento da pesquisa para a geração de alternativas. O uso de indicadores de desempenho, segregados nas perspectivas para inovação, permitiu uma avaliação da efetividade das ações, o monitoramento e o fortalecimento dos processos e das atividades de gestão. A contribuição desta pesquisa para a estruturação do NIT está evidenciada na visão sistemática do processo da gestão da inovação, com base no funil da inovação, ferramenta reconhecida para auxiliar o processo decisório da inovação, bem como na sua organização administrativa proposta por meio do Regimento Interno.

Núcleo de Inovação Tecnológica; Inovação; Indicadores de desempenho; Design Thinking; BSC