O bacharelado em ciência e tecnologia da UNIFESP e a formação de engenheiros: questões e discussões sobre um novo roteiro formativo

Curso: Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação

Linha de Pesquisa: Formação Tecnológica

Autor: Wagner Gindro

Orientador: Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Data de Apresentação: 28/06/2012

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Este trabalho trata do novo paradigma que orienta o processo de formação de engenheiros no BCT –Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Unifesp- São José dos Campos, com base no modelo pioneiro implantado na UFABC – Universidade Federal do ABC, no Estado de São Paulo.  Considera, neste sentido, as características da reforma universitária desencadeada na Europa pelo Processo de Bolonha e no Brasil pelo REUNI – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.

Destaca as mudanças e inovações na matriz curricular do novo modelo de bacharelado para a formação de engenheiros pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo e chama a atenção para o fato de que essas mudanças caracterizam uma reforma universitária com significativos reflexos nos modos de ensinar e de aprender. Conclui destacando que um novo perfil de docência universitária é necessário para o ensino das engenharias, demandando providências para a atualização docente que, para sua efetivação requerem alterações na carreira do professor universitário, de modo a equilibrar a valorização e reconhecimento das atividades de ensino com as da pesquisa.

Bacharelados Interdisciplinares, Processo de Bolonha, Reforma Universitária