O bacharelado em ciência e tecnologia da UNIFESP e a formação de engenheiros: questões e discussões sobre um novo roteiro formativo

Data de Apresentação:28/06/2012 Autor: Wagner Gindro
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Este trabalho trata do novo paradigma que orienta o processo de formação de engenheiros no BCT –Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Unifesp- São José dos Campos, com base no modelo pioneiro implantado na UFABC – Universidade Federal do ABC, no Estado de São Paulo.  Considera, neste sentido, as características da reforma universitária desencadeada na Europa pelo Processo de Bolonha e no Brasil pelo REUNI – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.

Destaca as mudanças e inovações na matriz curricular do novo modelo de bacharelado para a formação de engenheiros pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo e chama a atenção para o fato de que essas mudanças caracterizam uma reforma universitária com significativos reflexos nos modos de ensinar e de aprender. Conclui destacando que um novo perfil de docência universitária é necessário para o ensino das engenharias, demandando providências para a atualização docente que, para sua efetivação requerem alterações na carreira do professor universitário, de modo a equilibrar a valorização e reconhecimento das atividades de ensino com as da pesquisa.

Bacharelados Interdisciplinares

Processo de Bolonha