O desenvolvimento de habilidades e competências com o método aprendizagem baseada em projetos apoiado pelas tecnologias de informação e comunicação na educação profissional.

Data de Apresentação:27/06/2019 Autor: Lilian Amatucci Gazoti
Formação do Formador
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Profª. Drª. Lilian Aparecida Pasquini Miguel

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

GAZOTI, L. A. O desenvolvimento de habilidades e competências com o método Aprendizagem Baseada em Projetos apoiado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação na educação profissional. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

A presente investigação objetiva verificar se o uso da prática pedagógica Aprendizagem Baseada em Projetos, apoiada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, como componente estimulador, desenvolve habilidades e competências em discentes do ensino profissional e como se dá a condução do método ABP no desenvolvimento das habilidades e competências. A metodologia usada foi o acompanhamento de todas as fases do programa Startup in School aplicado em escolas técnicas profissionais (que adota o método Aprendizagem Baseada em Projetos), patrocinado pelo Google e realizado pela Ideias de Futuro, em parceria com o Centro Paula Souza. Observou-se por meio dos resultados obtidos que os discentes atingiram os objetivos propostos com o método Aprendizagem Baseada em Projetos, no que tange ao desenvolvimento de habilidades e competências. Observou-se a obtenção de conhecimentos a partir do envolvimento dos discentes com a proposta de aprendizagem (questão motriz), trabalhando aspectos como a resolução de problemas reais, desenvolvimento da visão sistémica e a investigação de assuntos que permitiram a ampliação de conhecimentos, a partir da abordagem de assuntos significativos e relevantes. As aptidões sociais e emocionais foram desenvolvidas a partir do trabalho em equipe. Os resultados pertinentes a este fator demonstram que os discentes desenvolvem competências e habilidades relacionados a formação de equipes multidisciplinares, no que tange a troca e integração de conhecimentos, envolvendo diversas áreas de atuação em prol de um objetivo único. Em relação aos resultados decorrentes deste processo, ainda há um caminho a percorrer quanto ao nível de compromisso, relevância das tarefas entre os membros do grupo e solução final. Os resultados demonstram que o protagonismo deve ser estimulado e que não se apresentou como fator de maior representatividade no desenvolvimento de habilidades e competências, na ótica do discente. O planejamento é fator indispensável para a obtenção dos objetivos de aprendizagem.

Aprendizagem Significativa

Metodologia Ativa