Data de Apresentação:30/03/2017 Autor: Islanne Ariel Marinho Ferreira Rufino

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Marcelo Antonio Treff

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

RUFINO, I.A.M.F. O docente e os fatores para a escolha da escola de atuação: um estudo em unidades de ensino da Diretoria Regional Sul I da cidade de São Paulo. 90 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

O presente trabalho objetiva analisar os principais fatores que levam o docente a escolher exercer a sua atividade profissional em determinada unidade escolar, descrever o perfil dos professores, sua formação, as notas da avaliação do Idesp obtidas pelas escolas em 2015 e identificar se existem outros fatores relevantes ao ser elegida a escola de atuação, em diferentes graus de importância, considerando-se distintos grupos, como: gênero, idade e o Idesp da escola. A metodologia usada foi pesquisa exploratória e descritiva, representadas por estudo quantitativo e qualitativo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e emprego de questionário aplicado aos docentes atuantes nas escolas selecionadas. Constatou-se por meio da tabulação e das análises dos dados que a maioria dos docentes é do gênero feminino e atuam na rede em média há 12,5 anos. Possuem licenciatura, concluída em média há 15,3 anos e cursaram, pelo menos, uma especialização. Os docentes pesquisados escolhem as escolas para exercício de suas funções profissionais baseados, sobretudo, em motivo estrutural, pautados pela disponibilidade das aulas oferecidas, e menos por fatores aqui definidos como financeiro, qualidade ou conveniência.

Escolha

Fatores