O ensino de cálculo para cursos superiores de tecnologia na área ambiental: aspectos motivacionais do aluno

Data de Apresentação:11/12/2007 Autor: Katsuyoshi Kurata
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Profª. Drª. Sônia Hatsue Tatumi

Profª. Drª. Sônia Hatsue Tatumi

Prof. Dr. Mikiya Muramatsu

Profª. Drª. Esméria Rovai

Na maioria dos Cursos de Graduação em Tecnologia, o ensino de Cálculo Diferencial e Integral, ou simplesmente Cálculo, é uma atividade de ensino desenvolvida a partir do primeiro semestre. A predominância da visão mecanicista do ensino básico e as dificuldades de natureza epistemológica, na introdução dos primeiros conceitos abstratos, aliadas à forma tradicional de ensino praticada pela maioria dos docentes, na abordagem do conteúdo de Cálculo, têm, como conseqüência, o professor vivenciar total desconforto pela falta de motivação dos alunos para aprender a matéria.

Fragilizam-se, assim, no decorrer do semestre, as possibilidades de um ambiente propício para a aprendizagem e, conseqüentemente, resultam em altos índices de evasão e retenção. Estas observações, e a ausência de uma abordagem interdisciplinar motivaram o presente estudo. Neste contexto, o objetivo principal foi identificar qual a forma de abordagem dos conteúdos da disciplina Cálculo que determina uma maior motivação ao aluno, para aprender esta disciplina no Curso Superior de Tecnologia em Hidráulica e Saneamento Ambiental da Faculdade de Tecnologia de São Paulo.

Para isso, a pesquisa foi direcionada, adaptando-se à Metodologia de Pesquisa de Romberg. Um projeto alternativo de ensino-aprendizagem de Cálculo foi criado com base na interdisciplinaridade, com a finalidade de ser um instrumental metodológico pertinente para os alunos integrarem teoria-prática e conteúdo-realidade.

Os resultados revelaram que esta abordagem relacionada com as disciplinas específico-profissionalizantes é um fator determinante para a motivação dos alunos em aprender Cálculo e, por conseguinte, contribuir para minimizar os altos índices de evasão e retenção.

Como conclusão, confirma-se a tese de que esta prática pedagógica na disciplina Cálculo, além de promover a motivação dos alunos para uma aprendizagem significativa, mantém o professor em contínua atualização e é, portanto, recomendada para outros cursos de graduação no ensino superior.

Ambiental

Ensino de Cálculo