Português Ingles Espanhol

Dissertação

O ensino técnico integrado ao médio (ETIM) e o processo de democratização escolar: uma análise das percepções de alunos a partir da teoria de pierre bourdieu

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:15/04/2019 Autor: Deise Aparecida Lopes de Lucca
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Gestão e Avaliação
Orientador:
Profª. Drª. Ivanete Bellucci Pires de Almeida
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profª. Drª. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

Profª. Drª. Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Resumo

DE LUCCA, D. A. L. O Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) e o Processo de Democratização Escolar: uma análise das percepções de alunos a partir da teoria de Pierre Bourdieu. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

 

A pesquisa se insere na importância da modalidade de Ensino Técnico Integrado ao Médio - ETIM, buscando compreender a escolha feita por esse ensino diante de outras opções. Em concordância com a teoria de Pierre Bourdieu, acredita-se que para além das diferenças individuais, a composição dos capitais econômico, cultural e social, modela as estratégias dos agentes dentro do sistema educativo. O objetivo geral da pesquisa é analisar o modo pelo qual o capital cultural e simbólico, proveniente da posição do indivíduo no espaço social, o predispõe à modalidade de ensino ETIM. Como objetivo específico, buscou-se perceber de que forma essa decisão se relaciona com sua visão sobre o trabalho e afeta projetos futuros. A primeira parte da pesquisa consiste na fundamentação teórica a partir de Pierre Bourdieu, da contextualização histórica da educação de nível médio, sua estrutura atual e a relação com a macroestrutura econômica. Na segunda etapa, pretendeu-se dar inteligibilidade à escolha do ETIM, por meio de uma pesquisa empírica realizada em duas etapas com jovens da Escola Técnica Camargo Aranha. Na primeira etapa, aplicou-se um questionário a 29 jovens identificando características gerais do grupo. A segunda, por meio de uma entrevista semiestruturada com 9 jovens pertencentes ao grupo, pretendeu-se analisar como a experiência familiar com a educação e o trabalho compõe um habitus que os predispõe a essa modalidade. Concluiu-se que a experiência dos pais e avós subsidia as escolhas tanto positivamente (na continuidade dessa experiência), como negativamente (na recusa de se reproduzir as mesmas condições vividas por eles). As narrativas sobre qualificação e empregabilidade corroboram para a escolha do ETIM. Como contribuição, a pesquisa destaca a importância de que se almeje ampliar a compreensão do ETIM para além da empregabilidade e fortalecer o conhecimento sobre estratégias escolares e profissionais junto aos jovens e suas famílias. Quanto ao posicionamento do ETIM no processo de democratização escolar, é preciso multiplicar as chances de acesso às profissões desejadas, à longevidade escolar, bem como, ampliar sua própria oferta.

Educação Profissional

Ensino Básico

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Capital Cultural