O estar junto na gestão do presencial / virtual. Uma proposta de inovação educativa pelo emprego de atividades não presenciais via Internet na disciplina de inovação tecnológica do curso de informática – Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Data de Apresentação:06/12/2005 Autor: Eliana Gregório Rodrigues
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Profª. Drª. Esméria Rovai

Profª. Drª. Esméria Rovai

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Potiguara Acácio Pereira

Este estudo bibliográfico e documental apresenta como objetivo sistematizar uma proposta educativa na prática pedagógica que extrapole os limites da sala de aula, a partir da introdução de ambientes virtuais de aprendizagem para a realização de atividades não presenciais, como resposta à indagação: por que implementar tais atividades, seguindo as diretrizes do projeto pedagógico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

O cenário é a disciplina de Inovação Tecnológica do Curso Superior de Tecnologia em Informática com ênfase em Gestão de Negócios da Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista. Conhecimento, Educação e Tecnologia são eixos do referencial teórico relacionados à integração das atividades não presenciais às presenciais na formação inicial do jovem para o mundo do trabalho, o qual não pode mais prescindir do uso das novas tecnologias da informação e comunicação, em especial, o computador e a internet.

O porquê traz implícita a questão: como implementar esse procedimento na disciplina em foco. Trabalhar por problemas da realidade do aluno/professor é a estratégia pensada para a articulação e integração de atividades presenciais e virtuais, a partir de uma prática que rompa com a reprodução do ensino tradicional, a dissociação teoria e prática, bem como a dissociação ensino e pesquisa.

A proposta sistematizada, já experimentada empiricamente, recebe o nome de “O Estar Junto na Gestão do Presencial/Virtual”. Este estudo aponta a necessidade de voltar a examinar essa prática, agora, nessa nova perspectiva, para testá-la e avaliá-la a fim de refletir e apontar novos problemas e sugestões que possam contribuir para o seu aperfeiçoamento.

Abordagens educacionais

Ambientes Virtuais de Aprendizagem