O estudo da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana para região metropolitana de São Paulo apoiado no conceito do triple bottom line por meio do método Design Science Research

Data de Apresentação:29/06/2022 Autor: Izolina Margarida de Souza
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Alexandre Formigoni

Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS

Profa. Dra. Carla Eloize Carducci - UFGD

Profa. Dra. Silvia Pierre Irazusta - CEETEPS

SOUZA, I. M. O estudo da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana para região metropolitana de São Paulo apoiado no conceito do triple botom line por meio do método Design Science Research. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

O presente trabalho tem por objetivo propor a partir de análises técnicas, o uso da bicicleta como uma alternativa de mobilidade para Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Este modelo de mobilidade ativa, além de melhorar o tráfego nos grandes centros, também está alinhado com os   princípios de sustentabilidade preconizados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 e no triple bottom line. A metodologia usada foi o  Design Science Research (DSR) apoiada em pesquisas bibliográficas, simulações e observações diretas. Como resultados identificou-se a necessidade de mudança de hábito da sociedade como um todo – pessoas, empresas privadas, órgãos públicos e novas políticas públicas urgem para amenizar os problemas de mobilidade urbana e fazer da bicicleta um modal reconhecido pela sociedade como um meio de transporte sustentável que se apoia no conceito do Triple Bottom Line e que pode,  principalmente, melhorar a qualidade de vida da sociedade cujas pessoas estão sempre presas em congestionamentos, expostas a poluição excessiva, gastando tempo excessivo em suas viagens diárias pois além de permitir a prática de exercícios, a bicicleta não emite ruídos e nem gases poluentes.

Mobilidade urbana. Poluição atmosférica. Bicicleta. Sustentabilidade