O GEADI – Grupo de pesquisa de ensino a distância do centro paula souza: reflexões sobre a sua contribuição para a educação a distância

Data de Apresentação:09/11/2010 Autor: Maria Elizete Luz Saes
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

O objetivo deste trabalho é resgatar as informações sobre o funcionamento do GEADI – Grupo de Pesquisa de Ensino a Distância – e analisar criticamente as experiências vivenciadas por seus integrantes, para tentar compreender as suas características e refletir de que maneira o Grupo atuou nos estudos e pesquisas sobre Educação a Distância no ensino técnico e tecnológico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

O GEADI, constituído em 2002, e integrado por pesquisadores do CEETEPS dedicou-se a sistematizar as atividades, as informações e os conhecimentos presentes em seus projetos de investigação sobre EaD, bem como a disseminar para a comunidade os resultados de suas pesquisas.

Para o desenvolvimento do trabalho, foram analisados documentos que fazem parte do acervo do Grupo, tais como: projetos de pesquisa; propostas de cursos; relatórios; questionários e artigos elaborados pelos pesquisadores. Para a pesquisa propriamente dita, foram selecionados dez questionários respondidos por pesquisadores, à época do oferecimento dos cursos-piloto, sobre as experiências vivenciadas em seus projetos de pesquisa.

A análise qualitativa dos dados partiu dos pressupostos teóricos que nortearam a investigação, ou seja, o processo de ensino/aprendizagem relacionado à educação profissional e a mediação tecnológica aplicada aos processos educacionais.

Os resultados das análises apontam que as propostas de cursos presenciais e não presenciais intermediados com as novas tecnologias podem abrir novas perspectivas de ensino/aprendizagem à educação profissional, desde que sejam mobilizados mecanismos de adequação ao público-alvo e que se procedam às análises críticas e complexas das propostas.

Educação a Distância

Educação profissional