O IMPACTO DOS FATORES ORGANIZACIONAIS NA APRENDIZAGEM E NA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE CUNHO TECNOLÓGICO

Data de Apresentação:16/06/2020 Autor: Márcio Tetsuya Murasugi
Formação do Formador
Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi

Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi

Prof. Dr. Vivaldo José Breternitz

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha

MURASUGI, M. T. O impacto dos fatores organizacionais na aprendizagem e na gestão do conhecimento em instituições de cunho tecnológico. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional), Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

Em um contexto organizacional, tratar somente questões técnicas e processuais sem a devida atenção às influências das relações interpessoais e seus padrões comportamentais compromete qualquer estratégia de implantação de Aprendizagem Organizacional (AO) ou Gestão do Conhecimento (GC), uma vez que grande parte do conhecimento é tácita e fatores motivacionais moderam a sua criação e utilização. O presente trabalho tem por objetivo identificar e apresentar como os fatores organizacionais influenciavam as práticas de AO e de GC em duas instituições nacionais de cunho tecnológico, a partir do resgate e da reflexão sobre as memórias profissionais deste autor. A metodologia utilizada foi uma pesquisa narrativa com abordagem qualitativa, tipo autoetnográfico, no contexto da implantação de um projeto de AO e um projeto de GC. Como resultado dessa reflexão, ficou evidente como as decisões e os comportamentos da liderança, a cultura e os fatores motivacionais dos membros da organização se afetavam mutuamente na construção de um ambiente favorável ou inibidor para a execução de práticas de AO e GC. Como produto deste trabalho, é apresentado um conjunto de recomendações para o gestor organizacional, e de reflexões para o gestor educacional.

Educação Profissional

Aprendizagem Organizacional