O impacto social das Instituições de Educação Superior: o perfil autodeclarado pelas IES brasileiras e os seus possíveis indicadores de monitoramento e avaliação

Data de Apresentação:30/03/2023 Autor: Rosana Fernandes da Silva
Políticas, Gestão e Avaliação
Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

Prof. Dr. Robson Malacarne - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - IFES

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

SILVA, R. F. O Impacto Social das Instituições de Educação Superior: o perfil autodeclarado pelas IES brasileiras e os seus possíveis indicadores de monitoramento e avaliação. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa “Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional”, que integra a Linha de Pesquisa “Políticas, Gestão e Avaliação” do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. O estudo tem como objetivo responder à pergunta motriz: “como o impacto social das Instituições de Ensino Superior brasileiras está autodeclarado em seus objetivos gerais e quais os seus possíveis indicadores de monitoramento e avaliação?”. A pesquisa tem início com um estudo bibliográfico sobre o impacto social das Instituições de Educação Superior e, a partir deste ferramental teórico, analisa se os objetivos centrais das Instituições de Educação Superior brasileiras, especificamente aquelas que ofertam cursos de tecnologia, apresentam elementos textuais capazes de inferir a intenção de atendimento de quais das seis dimensões de impacto social das Instituições de Educação Superior propostas por Planeta et al. (2019) – Dimensão econômica / financeira; Dimensão socioeducacional; Dimensão Inovação e empreendedorismo; Dimensão Intelectual, cultural e bem-estar; Dimensão da Administração Pública; e Dimensão da Reputação. A pesquisa empírica tem caráter exploratório, de abordagem qualitativa, realizando análise de conteúdo a partir de pesquisa documental. O tratamento dos resultados obtidos e a interpretação utilizaram como apoio o ferramental tecnológico de apoio a Classificação Hierárquica Descendente (CHD), gerada pelo software Iramuteq. Neste estudo, foram encontrados no perfil autodeclarado das Instituições de Educação Superior brasileiras a intenção de atender principalmente todas as dimensões de Planeta et al. (2019), exceto a Dimensão da Reputação. Em sequência, a partir de tais dimensões, foi feita uma pesquisa bibliográfica para organização de um quadro de indicadores para a avaliação e acompanhamento das dimensões de impacto social na análise de políticas públicas da Educação Superior no Brasil voltada para criação, supervisão e acompanhamento das Instituições de Educação.

Impacto social. Indicadores. Instituição de Educação Superior. Faculdade. Universidade. Educação Profissional e Tecnológica