O pensamento estratégico e as instituições de ensino superior tecnológico – a experiência do Centro Paula Souza

Data de Apresentação:17/11/2009 Autor: Marco Anselmo de Godoi Prezoto
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Prof. Dr. Fernando Leme do Prado

O objetivo desta pesquisa é levantar evidências de que princípios do pensamento estratégico estiveram presentes durante as gestões da Alta Administração do Centro Paula Souza, apesar da não existência de metodologia formal, e de que as teorias e os exemplos apresentados podem servir de referência para atuais ou futuros gestores de outras Instituições de Ensino.

Na sociedade atual, o desenvolvimento tecnológico aliado ao grande fluxo de geração de conhecimentos exige uma postura mais flexível dos indivíduos às incertezas e às instabilidades, demandando uma postura de constante monitoramento das mudanças geradas, bem como de adaptação das diretrizes ou estratégias a serem seguidas.

Nas instituições de ensino, os desafios são os mesmos. Por intermédio de pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte do pensamento estratégico, do levantamento de documentação interna e de entrevistas com profissionais que atuaram ou atuam na instituição, no período de sua existência, evidenciam-se vários modelos de caminhos a serem seguidos, convergindo para uma base de reflexão para a própria Instituição, bem como para outras.

Esta reflexão visa colaborar com o Centro Paula Souza para que este possa perpetuar no tempo o seu importante trabalho de trazer dignidade aos cidadãos por meio do Ensino Profissionalizante de Qualidade e assim continuar colaborando com o desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo.

Gestão Estratégica

Instituições de Ensino