O saber e o querer fazer: a formação de gestores em pensamento enxuto.

Data de Apresentação:27/09/2011 Autor: Paulo Roberto Nunes Fortaleza
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Prof. Dr. Antonio Carlos de Oliveira

O propósito desta pesquisa é avaliar os fatores motivadores e decisórios capazes de promover a implantação do Sistema Toyota de Produção – também conhecido como produção enxuta ou pensamento enxuto – em pequenas e médias empresas da Região Industrial de Indaiatuba, pertencente à Região Metropolitana de Campinas-SP.

Os referenciais oferecidos pela própria Toyota do Brasil e pelo Lean Institute do Brasil, em seus respectivos sites, bem como os dados obtidos em visitas do pesquisador às citadas entidades contribuíram para caracterizar as principais competências necessárias para a efetiva aplicação desse sistema gestor.

Isso permitiu estabelecer um mapa de competências, visando a formação de gestores de pequenas e médias empresas dentro desse sistema de gestão, que antes de tudo representa uma filosofia ou cultura no modo de identificar, propor, implementar e otimizar soluções no ambiente da produção industrial. Um estudo de caso, desenvolvido mediante uma pesquisa-ação, permitiu corroborar pontos de discrepância e de aproximação entre o contexto teórico apresentado e a prática corrente.

Os resultados indicam a necessidade de promover adequada difusão dos principais conceitos do Sistema Toyota de Produção e de incentivar a prática persistente de gestão da produção, em direção a novos patamares de competitividade sistêmica como meio válido para viabilizar a manutenção e a permanência produtiva dessas empresas na economia brasileira.

Gestão da Produção

Mapa de Competências