O SABER TECNOLÓGICO NAS RELAÇÕES ENTRE JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Profa. Dra. Teresa Helena Buscato Martins

Profa. Dra. Celi Langhi

SILVA, D. C. O saber tecnológico nas relações entre juventude, educação e trabalho. 2020. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) – Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

A pesquisa teve como motivação a necessidade de se investigar o saber tecnológico como um novo tipo de capital, a partir da abordagem da Teoria de Capital Cultural nas articulações entre a juventude e a educação profissional de nível técnico, com foco no trabalho. Diante dessa demanda, o trabalho analisa a influência da Teoria do Capital Humano sobre modelo de ensino profissional praticado desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases, de 1996. Coadunando essas duas abordagens, a pesquisa apresenta uma análise, por meio de revisão bibliográfica e por pesquisa documental realizada nos planos de cursos, projeto político pedagógico e em veículos de comunicação especializados em gestão empresarial e em gestão de capital humano, sobre as narrativas direcionadas à juventude, em específico aos sujeitos pertencentes às gerações nascidas após o advento da internet e, portanto, supostamente mais envolvidos com as tecnologias digitais. Por meio dessa análise observa-se o estímulo à uma concepção de formação instanciada no saber tecnológico, legitimado como único caminho para se alcançar o sucesso profissional. A educação profissional, por sua vez, reproduz esse discurso por meio da inclusão de competências e de habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, não apenas em seus planos de curso, mas também nos projetos desenvolvidos pelas escolas técnicas, buscando, desse modo, um alinhamento com as imposições do mercado de trabalho. Como resultado, o trabalho apresenta reflexões acerca do distanciamento existente entre a educação praticada no Ensino Técnico e as demandas do sistema produtivo. Esse contexto se apresenta de maneira favorável ao desenvolvimento do saber tecnológico do aluno e a uma consequente supervalorização dessa competência, que, aqui, será centralmente tratada como um novo capital cultural.

Educação profissional e tecnológica

Ensino Técnico