Data de Apresentação:08/04/2021 Autor: Iris Renata de Carvalho Rosas

Profª Drª Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Profª Drª Karina Alves Biasoli Stanich - UNICID

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS

ROSAS, I. R. C. O TRABALHO DOCENTE ORIENTADO PARA A DIFERENÇA/DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. 90 [noventa] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

O cenário cultural e social brasileiro, construído ao longo da história e rico em diversidade, está inserido em uma realidade plural. Entretanto, as relações cotidianas em geral ainda estão permeadas de preconceito e discriminação. A escola, como microesfera da sociedade, por vezes, acaba reproduzindo comportamentos excludentes, marginalizando culturas e fomentando conflitos. Assim, incentivar uma educação que promova o reconhecimento das diferenças, a valorização da cultura e da identidade recíproca e permita uma melhor comunicação e crescimento mútuos, tornou-se uma meta global, tendo o professor como agente de transformação. Justifica-se a presente pesquisa pela relevância de se trazer à discussão a complexidade da coexistência de múltiplas culturas, diferença e diversidade, sobretudo no âmbito escolar da educação profissional. Pretende-se como objetivos, identificar e analisar o discurso manifestado nas diretrizes e normativas legais, no que se refere à educação profissional e tecnológica, bem como a interpretação expressa por docentes e coordenação de curso de uma unidade de ensino técnico de nível médio, pertencente a uma instituição estadual de ensino técnico e tecnológico. O estudo aborda as dimensões teórico-conceituais sobre diferenças e diversidade, bem como a polissemia dos termos cultura e identidade. A fim de se considerarem as particularidades do que se pretende estudar, esta pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas com participantes selecionados por sua atuação junto à educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma análise sobre como essa temática se manifesta na respectiva legislação e como se revela na percepção dos professores. Considera-se que a identidade é a afirmação da individualidade e do pertencimento, entretanto a diferença é a negação da referência. E o respeito à diferença implica na abertura à superação de preconceitos e discriminações. Pelo que, de sua parte, a diversidade surge como o respeito às identidades e relacionamento cooperativo entre as diferenças.

Educação Profissional

Diversidade