Data de Apresentação:05/04/2016 Autor: Raquel Bortolucci

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Alfredo Goldman vel Lejbman

BORTOLUCI, R. O uso de testes no desenvolvimento de software por métodos ágeis: um estudo a partir da visão dos participantes do processo produtivo no Brasil. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

Muitas organizações têm adotado o uso de métodos ágeis como solução para a atual demanda de velocidade, qualidade no desenvolvimento, gestão de mudanças e alinhamento entre o negócio e o software desenvolvido. Considerando que as atividades de teste de software são importantes no processo produtivo de software, o presente trabalho tem por objetivo verificar como essas atividades têm sido implementadas em equipes de desenvolvimento, que utilizam métodos ágeis de desenvolvimento para a produção a partir do ponto de vista dos participantes do processo produtivo. Com base na revisão bibliográfica sobre teste de software, métodos ágeis e uma pesquisa realizada com desenvolvedores, identificam-se as principais atividades utilizadas nas estratégias de testes de software e como atuam as equipes de desenvolvimento nos diversos portes de empresas, destacando tendências e práticas.

Métodos ágeis

processo produtivo de software