O uso dos processos de gerenciamento de stakeholders no desenvolvimento de projetos de educação corporativa.

Data de Apresentação:24/05/2018 Autor: Thaís Brant da Silva Ramos
Gestão de Sistemas Produtivos
Profª. Drª. Celi Langhi

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

RAMOS, T. B. S. O uso dos processos de gerenciamento de stakeholders no desenvolvimento de projetos de educação corporativa. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Projetos são feitos de pessoas, que podem ser classificadas como stakeholders, pois são impactadas ou podem impactar de forma positiva ou negativa o êxito de um projeto. Atrelada a esta visão tem-se o desenvolvimento de projetos de Educação Corporativa que visam a geração e disseminação do conhecimento nas organizações. Este estudo tem como objetivo geral analisar se os processos indicados no guia de boas práticas de Gerenciamento de Projetos – PMBOK (Project Management Body of Knowledge), para o Gerenciamento de Stakeholders, pode auxiliar no desenvolvimento de projetos de Educação Corporativa (EC) oferecidos por organizações privadas e públicas no Brasil. O método aplicado apresenta abordagem qualitativa, com pesquisa exploratória por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas, as quais foram realizadas com seis empresas, de porte e segmentos variados, localizadas no Vale do Paraíba e São Paulo capital. O segmento e características das empresas entrevistas estão descritos no quadro 4 e os resultados obtidos estão expressos nos quadros 7 ao 12 por meio das questões e as respectivas respostas de cada um dos entrevistados, sendo consideradas as informações relevantes para a resposta ao questionamento de pesquisa deste trabalho, por fim, o quadro 13 oferece uma discussão das informações coletadas, permitindo verificar que todas as empresas entrevistadas conhecem o PMBOK, porém nem todas aplicam seus processos na integra, uma das empresas não possuem processos estruturados para fazer a gestão de seus projetos de Educação Corporativa e todas consideram que aplicar os processos de Gerenciamento de Stakeholders como auxílio no desenvolvimento de projetos de Educação Corporativa pode agregar valor às práticas que utilizam na gestão de seus projetos com esta finalidade.

Educação Corporativa

Gestão do Conhecimento