Os Egressos da Educação Profissional e Tecnológica do Eixo de Gestão e Negócios: relação entre tecnólogo e trabalho.

Data de Apresentação:16/12/2019 Autor: Magali Amorim Mata
Gestão e Avaliação
Profª. Drª. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

Profª. Drª. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

Prof. Dr. Carlos da Fonseca Brandão

Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

MATA, M. A. Os Egressos da Educação Profissional e Tecnológica do Eixo de Gestão e Negócios: relação entre tecnólogo e trabalho. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a empregabilidade do egresso, dos cursos do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, em sua respectiva área de formação, entre o segundo semestre de 2012 ao primeiro semestre de 2016, em duas Unidades das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fatec de Carapicuíba e Fatec de Guarulhos. Tem-se o seguinte problema de pesquisa: os egressos do eixo de Gestão e Negócios, das FATECs objetos de estudo, estão efetivamente atuando nas áreas específicas dos cursos frequentados? Desta questão central tem-se outras indagações: Para o egresso que está trabalhando em área distinta de sua formação há contribuição da formação recebida? O tecnólogo tem percepção quanto à qualidade de sua formação? Parte-se do pressuposto que, o egresso, a partir de sua formação específica, tenha acesso à atuação profissional na área do curso escolhido, ainda que a conjuntura econômica brasileira, entre 2014 e 2016, observe uma acentuada redução dos postos de trabalhos. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa quanto à sua natureza, com método indutivo de abordagem. A população da pesquisa compreende 838 egressos dos CSTs em Logística, em Logística Aeoportuária e em Secretariado. Para o poder de confiabilidade da amostra utilizou-se o T-Student apontando 58 respondentes com desvio padrão de 0,1. Aplicou-se um questionário online com 19 questões pela plataforma Survey Monkey®Obteve-se 141 respondentes dos quais 70% estão empregados com 72% atuando em sua área de formação. Os resultados demostram a porcentagem de egressos que estão atuando na respectiva área do curso atendido: os tecnólogos em Logística com 83,58%; os tecnólogos em Logística Aeroportuária com 50% e os tecnólogos em Secretariado com 45,16%. Quando somadas essas porcentagens aos egressos desempregados que já atuaram na área, tem-se que, 92,09% dos egressos de Logística, 52,96% dos egressos de Secretariado e 50% dos egressos de Logística Aeroportuária alcançaram empregabilidade. Os tecnólogos reconhecem a contribuição da formação recebida, atribuindo-lhes como de boa formação e como fator de sua empregabilidade.

Educação e Trabalho

Educação Profissional e Tecnológica