OS PROCEDIMENTOS DE DESEMBARAÇO ADUANEIRO DE IMPORTAÇÃO PELO PORTO DE SANTOS E O IMPACTO NO LEAD TIME DE LIBERAÇÃO DAS CARGAS.

Data de Apresentação:08/06/2017 Autor: Hellen Xavier das Chagas
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane - CEETEPS

Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana - USP

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves - CEETEPS

CHAGAS, H. X. Os procedimentos de desembaraço aduaneiro de importação pelo porto de santos e o impacto no lead time de liberação das cargas. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

O presente trabalho tem por objetivo identificar e mapear os principais procedimentos, barreiras e gargalos logísticos existentes nas operações de importação pelo Porto de Santos analisando e mensurando seus impactos nos lead times de liberação das cargas. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica; documental; descritiva; entrevistas e, um estudo de caso. Os resultados demonstraram que os procedimentos que mais impactam no lead time das cargas estão relacionados a morosidade na análise das Licenças de Importação e na conferência aduaneira das cargas, quando necessário; porém iniciativas recentes decorrentes do Acordo de Facilitação do Comércio criado pela OMC em Bali, Indonésia em 2013 vem contribuindo significativamente para diminuição dos lead times totais de liberação.

Procedimentos

Desembaraço Aduaneiro