Otimização da produção de pequenos lotes de placas de circuito impresso.

Data de Apresentação:29/05/2017 Autor: Neemias de Macedo Ferreira
Desenvolvimento Tecnológico em Sistemas Produtivos
Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva

Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva

Profª. Drª. Ana Neilde Rodrigues da Silva

Proª. Drª. Celi Langhi

FERREIRA, N. M. Otimização da produção de pequenos lotes de placas de circuito impresso. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

A quantidade de processos envolvidos na produção de uma placa de circuito impresso (PCI), as características de cada lote, e a sua concatenação levam a perdas de tempo na operação e pode impactar na satisfação do cliente por causa de atrasos na entrega. A competitividade entre a Indústria Brasileira e a Asiática colabora para o ambiente desafiador deste segmento. Desta forma, este trabalho teve como objetivo a otimização de uma linha de produção de PCI em uma fábrica de alta tecnologia voltada para a produção em tempo curto de pequenos lotes e lotes pilotos. Utilizando-se de ferramentas da qualidade, esta pesquisa, de caráter exploratório e experimental, teve como foco a obtenção de um modelo de controle que otimize o consumo dos recursos, facilite gestão durante flutuações de mercado e ajude na tomada de decisões. Foram testadas duas possibilidades de otimização: por software e por análise de restrições. A primeira não se mostrou satisfatória, porém melhorias incrementais levaram à segunda possibilidade, com características de produção mista, em perfil jobbing e que, através da cronoanálise, permitiu obter um modelo simples, baseado em planilhas Excel®. Isto possibilitou gerenciar a produção, reduzindo os picos de instabilidade, com melhor organização, previsibilidade e flexibilidade na linha de produção. Pelo aspecto ambiental, foi apresentada uma possibilidade de ganhos econômicos pela formação de simbiose industrial entre produtores de PCI e de fornecedores de tratamento de superfície.

cronoanálise

erp