Data de Apresentação:27/02/2024 Autor: Daniel Fernandes da Silva

Prof. Dr. Antonio César Galhardi - CEETEPS

Prof. Dr. Cesar Augusto Campos de Araujo - STAUFEN

Profa. Dra. Eliacy Cavalcanti Lélis - CEETEPS

SILVA, D. F. Otimização do abastecimento automatizado de processos produtivos pelo uso de simulação discreta. 101 f. Dissertação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

Tecnologias recentes agrupadas sob o conceito de Indústria 4.0 têm despertado a atenção de empresas e governos pelo potencial de aumento da flexibilidade e eficiência de sistemas produtivos. Dentre essas tecnologias, destacam-se o uso de Simulação e de Automated Guided Vehicles (AGVs). A evolução dos softwares de simulação de processos traz funcionalidades adicionais a custos competitivos, ao mesmo tempo em que os torna mais intuitivos, o que favorece sua aplicação para avaliar alternativas operacionais para fluxos produtivos sem os riscos e custos decorrentes de testes em ambiente real. Por outro lado, a movimentação automatizada de materiais, já reconhecida por suas vantagens na execução de atividades repetitivas com maior confiabilidade e segurança, apresenta funcionalidades adicionais na gestão de fluxos viabilizada pela interconectividade com os processos que atende e com sistemas de controle e execução. Todavia, como aplicar simulação para desenvolver e melhorar o abastecimento automatizado de materiais para processos produtivos? O presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo para aplicação de simulação no desenvolvimento e melhoria do abastecimento automatizado de processos produtivos. A metodologia utilizada foi o Design Science Research, ao produzir conhecimento prescritivo na melhoria de um artefato já existente que soluciona um problema real. Os resultados da aplicação do modelo revelam a aplicabilidade do modelo proposto para introdução de AGVs apoiado por simulação de eventos discretos para melhoria do abastecimento de sistemas produtivos. A seleção de indicadores relevantes, a coleta de dados precisa e a escolha do software de simulação adequado são passos fundamentais no processo de modelagem. O estudo apresenta um exemplo prático de aplicação, no qual foram explorados quatro cenários alternativos de abastecimento utilizando AGVs.

Logística de Produção. Simulação. Flexsim. AGV