Parcerias educacionais como fator de transferência de tecnologia e conhecimento entre empresas e instituições de ensino: Relato de experiência.

Data de Apresentação:20/06/2017 Autor: Luis Flavio da Silva
Gestão e Avaliação
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Prof. Dr. Vivaldo José Breternitz

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

SILVA, L. F. Parcerias educacionais como fator de transferência de tecnologia e conhecimento entre empresas e instituições de ensino: Relato de experiência. 136 f. Projeto de Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

Este trabalho apresenta um relato de experiência da parceria educacional entre a IBM Brasil por meio do programa IBM Academic Initiave1 e a CETEC-GFAC2 do Centro Paula Souza, que teve como objetivo auxiliar na atualização dos currículos dos cursos técnicos de informática. Durante quase dois anos, as duas entidades trabalharam na atualização dos currículos e no treinamento de professores em novas tecnologias. Tanto o Centro Paula Souza quanto a IBM consideraram, na ocasião, a parceria um sucesso. Com 149 professores treinados para serem replicadores, as ações beneficiariam um grande número de professores e contribuiriam para a melhor adequação dos currículos às necessidades do mercado de trabalho. Passados alguns anos, entretanto, este estudo procurou analisar como o Centro Paula Souza se beneficiou da parceria e, se os conhecimentos adquiridos pelos professores continuam sendo utilizados em sala de aula e laboratórios, assim como se as ferramentas e metodologias são utilizadas como referência pelos alunos egressos e professores em sua atividade profissional.

Educação profissional

Parcerias Educacionais