Data de Apresentação:12/04/2023 Autor: Priscila Ribeiro Brustelo de Souza
Políticas, Gestão e Avaliação
Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista - CEETEPS

Prof. Dr. Carlos da Fonseca Brandão - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS

SOUZA, P. R. B. Políticas de internacionalização da educação profissional e tecnológica: um estudo a partir das instituições CEETEPS e DUOC UC. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

A internacionalização da educação tem sido destaque há mais de duas décadas nos debates sobre educação pelo mundo e vem sendo implantada nos sistemas de ensino em todos os níveis, especialmente no Ensino Superior e pós-graduação, ainda que não se tenha pleno entendimento sobre suas motivações socioeconômicas, sua relevância para os objetivos educacionais, sua efetividade para as instituições e sobre seus resultados para a sociedade. Nas conferências sobre o tema, a internacionalização da educação é apontada como uma estratégia de desenvolvimento necessária e urgente para o Cone Sul. carências de pesquisas e registros quanto à internacionalização da educação entre países do Sul global e com enfoque na educação profissional e tecnológica. A contribuição dessa pesquisa é trazer elementos para suprir essas lacunas, podendo inspirar mais investigações sobre o tema da internacionalização da educação profissional e tecnológica e da cooperação regional nesse contexto. O presente trabalho busca responder a seguinte questão: como as ações conjuntas previstas na parceria entre o CEETEPS, instituição brasileira, e a Duoc UC, chilena, contribuem para o desenvolvimento da internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Cone Sul? O objetivo geral é investigar o tema da internacionalização da educação profissional e tecnológica e o compartilhamento de ações para benefícios educacionais mútuos entre instituições de ensino congêneres do Brasil e do Chile. Como objetivos específicos, busca-se compreender através dos textos as políticas de internacionalização e de cooperação regional; identificar os termos da parceria, as ações previstas e as ações que puderam ser realizadas, apesar dos impactos da pandemia de Covid-19; caracterizar as instituições em suas atuações na formação profissional e tecnológica. Na análise documental, foi possível identificar a realização de ações na parceria que contribuem para o desenvolvimento da internacionalização da EPT na perspectiva de cooperação regional. Neste estudo, a partir da cooperação identificada entre as instituições de EPT, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como procedimento um estudo de caso único, com análise bibliográfica e documental. A presente investigação deriva da linha de pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, área de concentração ‘Educação Trabalho’, desenvolvida no curso de mestrado profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS.

internacionalização da educação; políticas educacionais; internacionalização Cone Sul