Português Ingles Espanhol

Dissertação

Políticas de internacionalização de currículos dos cursos técnicos do Centro Paula Souza e do Senati: desafios e limites.

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:11/12/2018 Autor: Gilson Rede
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Gestão e Avaliação
Orientador:
Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Prof. Dr. Carlos da Fonseca Brandão

Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi

Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo

 

Resumo

REDE, G. Políticas de internacionalização de currículos dos cursos técnicos do Centro Paula Souza e do Senati: desafios e limites. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

 

O presente trabalho teve por objetivo descrever as políticas de internacionalização dos cursos técnicos profissionalizantes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), em São Paulo, Brasil, e do Serviço Nacional de Treinamento em Trabalho Industrial (Senati), no Peru, a fim de compreender como estas podem contribuir para os modelos de construção curricular adotados pelas duas instituições. A troca de experiências e práticas entre países cujos setores produtivos demandam mão-de-obra qualificada, é primordial diante dos desafios impostos pela globalização. As pesquisas que constituem este trabalho são a bibliográfica, contemplando obras sobre os temas Internacionalização, Currículo e Educação Comparada, e a documental, com base nos registros institucionais do Ceeteps e do Senati, além das legislações educacionais dos dois países. Como ferramenta metodológica, foi adotado o estudo de caso múltiplo, com a descrição das políticas de internacionalização do currículo e suas interpretações acontecendo de forma concomitante à coleta dessas informações, corroborada com a amostra de especialistas, dada a expertise das duas instituições de ensino abordadas neste trabalho na oferta de cursos técnicos de nível médio. Os dados que embasam este trabalho foram extraídos das leis vigentes nos países, seus respectivos censos escolares, bibliografias e informações oficiais apresentadas nos sites das instituições analisadas. Os registros permitiram a identificação de similaridades e convergência nas suas práticas, indicando que os cursos técnicos de nível médio são concebidos de modo a garantir não apenas as competências voltadas à prática profissional, mas também o desenvolvimento de habilidades que permitam a formação cidadã dos alunos. Foi possível, também, concluir que Ceeteps e Senati adotam metodologias de construção de currículos que estimulam o desenvolvimento pleno e completo das competências profissionais e pessoais propostas em seus cursos. Embora seja válido, o intercâmbio de informações e práticas entre as instituições de ensino profissionalizante mostrou-se limitado, pois não configura uma política pública consolidada, e sim ações isoladas e difundidas internamente. Mesmo assim, legitima a proposta deste trabalho a possível transformação da realidade por intermédio de ações pontuais em ambientes escolares, com projetos específicos e locais na 9 concepção de currículos cada vez mais adequados às exigências da sociedade, pautados na constante atuação junto aos diversos atores, como empresas, entidades de classe, demais instituições de ensino, com foco na realização de parcerias que fortaleçam o desenvolvimento da Educação Profissional (EP).

Currículo

Educação Comparada

Educação profissional

Internacionalização da Educação