Data de Apresentação:20/03/2018 Autor: Claudia Feijó

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Prof. Dr. Luiz Teruo Kawamoto Júnior

FEIJÓ, C. Políticas e práticas de recursos humanos em uma empresa de tecnologia: estudo de caso. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem por objetivo compreender como as políticas e práticas de Recursos Humanos contribuem para a competitividade organizacional, a partir do estudo de caso de uma empresa de tecnologia da informação localizada na cidade de São Paulo – SP identificada como Empresa Beta. A metodologia usada foi a combinação de análises quantitativas com a aplicação de dois questionários (EPPRH – Escala de Políticas e Práticas de Recursos Humanos e As Competências dos Profissionais de Recursos Humanos) com análises qualitativas obtidas através de questões abertas aplicadas à equipe de Recursos Humanos e aos demais colaboradores, além de entrevistas com os profissionais de RH e com o sócio fundador (CEO) e o diretor de operações da Empresa Beta. Os resultados encontrados indicam que o nível executivo da organização, representado nesse estudo pelo CEO e pelo Diretor, consideram que as políticas e práticas de Recursos Humanos contribuem para a competitividade da organização, uma vez que através das ações de gestão de pessoas pode-se manter as equipes atuando com um alto nível de qualidade, reter talentos e criar um ambiente de confiança. Portanto, com base nos resultados desse estudo, pode-se afirmar que as políticas e práticas de Recursos Humanos podem contribuir para que a empresa obtenha vantagens frente à concorrência, desde que estejam em consonância com os objetivos organizacionais e sejam disseminadas e vivenciadas pelos colaboradores, para não sejam somente um fim em si mesmas.

Competitividade

Políticas