Possível impacto da logística reversa na melhoria da sustentabilidade: um estudo de caso do setor eletroeletrônico

Data de Apresentação:25/06/2012 Autor: Antonio Sérgio Brejão
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva

Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva

Profª. Drª.  Lilian Silva

Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi

O objetivo desse trabalho de pesquisa foi analisar a importância do processo reverso de materiais do segmento eletroeletrônicos propondo assim reduzir seu impacto ao meio ambiente, tornando o processo industrial mais sustentável e\ou um ciclo fechado. Também se teve por foco a reutilização desses materiais coletados e recuperados para produção de novos produtos bem como para co-processamento.

A metodologia envolveu o estudo do fluxo de produção e a avaliação de processos de produção. Deste modo, efetuou-se uma pesquisa de campo com 329 consumidores sobre seus conhecimentos e costumes referentes ao uso e descarte de equipamentos eletroeletrônicos, seguida de um estudo de caso aplicado à uma empresa de semicondutores, bem como o posicionamento de uma empresa de reciclagem e de entidades de classe setorial, ou seja, a maioria dos Stakeholders envolvidos no produto e processo.

Através de conceitos, legislações e de estudo de campo, a pesquisa ocorreu no Estado de São Paulo com a intenção de propor a adoção de uma estratégia de fluxo reverso e de co-processamento de resíduos e de equipamentos eletroeletrônicos. Percebeu-se que no âmbito tecnológico, legal e econômico, há a falta de sincronismo e de conhecimento da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos – (PNRS) no país.

Há um nicho bastante importante para a logística reversa, que é o de eletrônicos pequenos. Esses produtos acabam sendo doados, armazenados ou descartados indevidamente, mas poderiam ser remanufaturados ou enviados para co-processamento se houvesse capacitação de catadores informais. Quanto a processos a simbiose industrial é fundamental para garantir o fechamento de ciclos.

Co-produto

Equipamento Eletroeletrônico