Pousada-escola: a aplicação de matrizes de competência para uma ação estratégica vencedora

Data de Apresentação:02/04/2012 Autor: Ana Lúcia Sartorelli
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Ana Teresa Colenci Trevelin

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a ferramenta gerencial denominada matriz de competência para o desenvolvimento organizacional, a partir da identificação qualitativa e quantitativa das competências necessárias para a implementação de estratégias vencedoras de gestão para isso foi desenvolvida uma revisão bibliográfica baseada nos melhores casos e foi feita uma aplicação específica numa proposta de pousada-escola, entendida como um pequeno empreendimento gerador de emprego e renda e promotor, a baixo custo, de capacitação de profissionais qualificados e lazer com qualidade e conforto bem identificados pelos potenciais usuários.

Foram desenvolvidas as matrizes de competência dos profissionais formados pela pousada-escola, detalhando o perfil do profissional formado por esta. Para avaliação da viabilidade do negócio foi desenvolvido o plano de negócios com a instalação da pousada-escola no distrito de Paranapiacaba em Santo André/SP.

Cadeia Produtiva do Turismo

Educação profissional