Práticas de gestão escolar na educação profissional técnica de nível médio: uma abordagem à luz da teoria dos stakeholders

Data de Apresentação:29/03/2023 Autor: Stenio Pinheiro dos Santos
Políticas, Gestão e Avaliação
Prof. Dr. Michel Mott Machado

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

Profa. Dra. Maria Luisa Mendes Teixeira - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS

SANTOS, S. P. Práticas de gestão escolar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: uma abordagem à luz da Teoria dos Stakeholders. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, ano 2023.

Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se configuram as práticas de gestão em uma escola técnica paulista, à luz da Teoria dos Stakeholders. A questão que orientou a investigação foi a seguinte: Como se configuram as práticas de gestão de uma escola técnica estadual (no Estado de São Paulo), sob o enfoque dos seus grupos de interesses internos? Para tal, foi realizado um estudo de caso qualitativo, baseado em pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e de campo. Entende-se que a gestão escolar deve exercer um papel fundamental de mediar e organizar as atividades-meio para o efetivo alcance dos objetivos educacionais. Nesse sentido, se reconhece a relevância de compreender o processo de gestão da escola, uma vez que as unidades escolares são constituídas por grupos de interesses que almejam ter suas expectativas atendidas. Como resultado de pesquisa, para cada categoria de análise (stakeholders; objetivos; valores e filosofias de gestão; condições de trabalho; estrutura organizacional e natureza das relações hierárquicas; organização do trabalho; políticas de gestão de pessoal; sistema de controle e avaliação de resultados) e suas respectivas subcategorias, verificou-se que a prática de gestão da escola em foco, em diversos aspectos analisados, tem procurado manter-se consonante com o modo de gestão participativa baseado no princípio da gestão democrática, além de apresentar uma certa convergência entre o “modo de gestão prescrito” e o “modo de gestão real”. Em termos teóricos, este estudo contribui para ampliar a reflexão e o debate sobre a prática da gestão escolar à luz da Teoria dos Stakeholders, principalmente ao focalizar uma modalidade educativa ainda pouca abordada neste campo, a Educação Profissional e Tecnológica. Em relação à prática de gestão, a pesquisa contribui para uma abordagem de gestão escolar baseada em stakeholders, o que requer mecanismos/práticas de diálogo e engajamento dos grupos de interesses da escola. Este estudo, desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa de Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional e Tecnológica, dentro da linha de pesquisa de Políticas, Gestão e Avaliação da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Práticas de Gestão Escolar; Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação Profissional e Tecnológica; Teoria dos Stakeholders; CEETEPS