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Dissertação

Presença de alunos adultos no ensino superior na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida

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Data de Apresentação:31/03/2023 Autor: Camila Lima dos Anjos
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi - CEETEPS

Prof. Dr. Tarcísio Fernandes Leão - INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - IFSP

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS

Resumo

DOS ANJOS, C. L. Presença de alunos adultos no ensino superior na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

 

Os avanços científicos e tecnológicos, as reestruturações no capitalismo mundial e as mudanças no mundo dos conhecimentos atingem diretamente as organizações e, por conseguinte, o perfil dos trabalhadores e suas qualificações. Nesse contexto, manter-se competitivo em termos profissionais pressupõe uma contínua aprendizagem ao longo da trajetória profissional e, portanto, não mais restrita ao tradicional período de formação escolar. Como objetivos identificamos as características do ingressante adulto nos cursos de ensino superior no IFSP - Campus São Paulo e no IFRS - Campus Caxias do Sul e verificamos qual a modalidade de curso e instrumento de ingresso adotado entre 2017 e 2021 possibilitou a maior entrada desses discentes viabilizando assim a efetivação na aprendizagem ao longo da vida. Ao se considerar o acesso ao ensino superior como cenário e uma abordagem exploratória, documental e bibliográfica, a dissertação apresenta um estudo sobre o ingresso, em cursos de ensino superior, de alunos com idade superior a 30 anos no período de 2017 a 2021. Foram utilizados como referencial de análise os conceitos de educação permanente e aprendizagem ao longo da vida consagrados nos Relatórios da UNESCO (FAURE, 1972) e (DELORS, 1996), e as contribuições de autores como Field (2000), Alheit e Dausien (2006), Chiavenato (2011) e Libâneo (2015). Para o levantamento dos dados sobre os alunos, foram utilizadas a Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (fala.br). O estudo indicou que, pela alta taxa de evasão do ingressante adulto, o ensino superior não é o caminho escolhido para a continuidade da aprendizagem. Como exceção podemos citar o curso de formação pedagógica por apresentar alto índice de conclusão sinalizando o redirecionamento profissional para a área acadêmica como resposta às novas demandas e mudanças no mercado.  

Educação Permanente. Aprendizagem ao longo da vida. Mercado de trabalho. Ingressante adulto. Ensino superior