Data de Apresentação:18/05/2017 Autor: Cláudio Roberto de Oliveira Arcanjo

Profª. Drª. Sueli Soares dos Santos Batista

Profª. Drª. Adriana Varani

Profª. Drª. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

ARCANJO, C. R. O. Projeto Educacional das classes descentralizadas no atendimento à formação de demandas específicas: um estudo sobre a experiência do Centro Paula Souza. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

A educação profissional e tecnológica é um importante instrumento para o desenvolvimento do país e de interesse das empresas públicas, privadas e organizações não governamentais. Nesse contexto, as políticas públicas tornam-se indispensáveis através de projetos educacionais para atendimento de demandas que são solicitadas pelo mundo do trabalho. O presente estudo tem por objetivo compreender o contexto histórico dessas políticas públicas, da implantação e continuidade de programas para formação de mão de obra qualificada e de como as mesmas vêm atendendo as necessidades do mundo do trabalho na formação de demandas específicas. Diante desse cenário, optou-se como objeto de pesquisa o projeto educacional das classes descentralizadas. Como foi a concepção e implementação do programa dessas classes descentralizadas na educação profissional pública, é a questão norteadora da pesquisa. Sobre a metodologia da pesquisa, foi desenvolvido levantamento bibliográfico relativo às políticas públicas para educação profissional, além de pesquisa documental sobre as classes descentralizadas no contexto amplo do Centro Paula Souza (CPS). Foi realizada pesquisa de campo com os gestores da classe descentralizada da ETEC Prof. Horácio Augusto da Silveira na Extensão EE Profa. Carmosina Monteiro Vianna, esta pesquisa empírica buscou avaliar a percepção da gestão, o papel central do corpo docente e alunos da classe descentralizada, a fragilidade do programa, bem como analisar o papel que eles exercem na manutenção desses programas a as experiências vividas por cada um desses atores com relação às expectativas individuais e também pelos desafios impostos na continuidade do programa. As entrevistas, como instrumento de pesquisa qualitativa, buscam apresentar a ideia central deste projeto mostrando as especificidades dessas políticas públicas, os problemas e desafios enfrentados pelos gestores que fazem parte do projeto educacional das classes descentralizadas. Ainda se considera a relevância de registrar as narrativas docentes dessa experiência que nos leve a uma reflexão aprofundada, e também contribua para melhoria e continuidade desses programas.

Classes Descentralizadas

Educação e Trabalho