Proposta de implantação da tecnologia radio-frequency identification em um pátio regulador no município de Cubatão: um estudo de caso exploratório.

Data de Apresentação:07/06/2018 Autor: Clayton Gerber Mangini
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

Prof. Dr. Getúlio Kazue Akabane

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Márcio Cardoso Machado

MANGINI, C.G. Proposta de implantação da tecnologia radio-frequency identification em um pátio regulador no município de Cubatão: um estudo de caso exploratório. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

O presente trabalho tem por objetivo propor a implantação da tecnologia radio-frequency identification (RFID) na operação de um pátio Regulador, analisando a aderência da tecnologia utilizada e o estado atual dos processos relacionados a fluxo de veículos e cobrança de estadias. A metodologia utilizada foi o estudo de caso exploratório, onde foram analisadas as informações de um pátio regulador com grande fluxo de caminhões, localizado em Cubatão, principalmente nas áreas: operacional, tecnologia, automação e financeira. Desta forma, foram observados benefícios e contribuições na mudança de processos, principalmente operacionais e financeiros como maior fluidez nos acessos a empresa e otimização de mão de obra devido automação, onde a análise e a descrição dos resultados demonstram que outros pátios reguladores podem reduzir custos e maximizar sua operação com a adoção da tecnologia RFID.

Otimização de processos

Pátio de triagem