PROPOSTA DE MELHORIA DO DESEMPENHO DO PROCESSO FÉRIAS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS EM UMA MANTENEDORA DE ENSINO PÚBLICO

Data de Apresentação:06/04/2021 Autor: Luciana de Cassia Marançato Dedes
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves - CEETEPS

Prof. Dr. Herlandí de Souza Andrade - USP

Profª Drª Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

DEDES, L. de C. M. Proposta de melhoria do desempenho do processo férias na área de recursos humanos em uma mantenedora de ensino público. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

O Gerenciamento de Processos de Negócio tem sido impulsionado pela necessidade de organizações conhecerem seus processos, sejam públicas ou privadas, e assim trilharem o caminho da melhoria contínua. O presente trabalho tem por objetivo propor um modelo de implantação do processo Férias em uma Unidade de Recursos Humanos - URH de uma mantenedora de ensino público com vistas a melhoria de desempenho. A fundamentação teórica abordou assuntos relativos à administração pública, Business Process Management – BPM, fatores críticos de sucesso no BPM e desempenho de processos. Foi utilizada abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de pesquisa prescritiva no uso do método Design Science Research, tendo a coleta de dados sido realizada por meio de pesquisa documental, observação direta, entrevistas e levantamento survey, possibilitando compreender o desenvolvimento do Projeto BPM na URH; identificar os benefícios e as dificuldades enfrentadas e construir no Bizagi o modelo ponta a ponta do processo férias. Os principais resultados do estudo apontam que a ausência de indicadores de desempenho na implantação do Projeto BPM na URH impede gerenciamento adequado dos processos, contudo, o BPM trouxe uma visão holística de seus processos e engajou os colaboradores na busca da melhoria contínua, porém, não houve a implementação dos processos remodelados o que pode acarretar desmotivação e perda de recursos. A proposta de remodelagem do processo férias foi validada e sendo implantada, contribuirá com a melhoria do desempenho organizacional.

Business Process Management

Administração Pública