PROPOSTA DE ROADMAP PARA GERAÇÃO DE STARTUPS COM INOVAÇÃO EM INCUBADORAS DE EMPRESAS

Data de Apresentação:24/05/2021 Autor: Antonio Celso Duarte
Sistemas Organizacionais
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale - CEETEPS

Prof. Dr. Edson Terra Azevedo Filho - UENF

Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano - CEETEPS

DUARTE, Antonio Celso. Proposta de roadmap para geração de startups com inovação em incubadoras de empresas.137 folhas. Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

Este trabalho tem por objetivo desenvolver um roadmap para a geração de startups com inovação em incubadoras de empresas. O instrumental teórico é embasado na revisão integrativa da literatura, tendo 1.255 artigos selecionados em bases de dados, resultando em 24 artigos estudados para categorizações, e na metodologia DSRM - Design Science Research Methodology, para adquirir conhecimento e compreensão do problema e construir solução aplicada por meio de um artefato. O roadmap foi estruturado pelas categorizações das etapas de pré-incubação, incubação e pós incubação; com as fases de suporte empreendedor, seleção de projetos com ideias inovadoras e potencial a negócios, desenvolvimento de projetos, testes e validações de protótipos de produtos e/ou serviços inovadores para busca de investidores; bem como pontos de controle e duração. O roadmap foi demonstrado na incubadora de empresas iCenter, vinculada a centro educacional, e avaliado por gestores de incubadoras de empresas, incubados no iCenter e sócio de startup gerada no iCenter, por meio de questionários específicos, com escalas tipo likert, e cálculos de aderência das incubadoras com o roadmap, resultando em 83%, 79% e 71%, respectivamente às etapas de pré-incubação, incubação e pós-incubação, e com entrevistas semiestruturadas mostrando que o roadmap é útil para a geração de startups com inovação em incubadoras de empresas. O estudo abre oportunidades para novas pesquisas envolvendo roadmap, contemplando ciclos e iterações devido à dinamicidade das incubadoras de empresas, desenvolver roadmap das aceleradoras de empresas e estudar o efeito do roadmap relacionados ao ecossistema de incubadoras de empresas e/ou aceleradoras de empresas.

Roadmap

Incubadora