Proposta de um método focado em usabilidade para aplicações web aderente ao processo de desenvolvimento de software do 3º Centro de telemática de área

Data de Apresentação:04/09/2009 Autor: Ricardo Hisao Watanabe
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

A Seção de Sistemas do 3º Centro de Telemática de Área (3º CTA), desde os anos 80 desenvolve sistemas corporativos para as Organizações Militares utilizando softwares proprietários. Porém, após o desenvolvimento e entrega do SASM – Sistema de Alistamento de Serviço Militar, para utilização das 2.185 Juntas de Serviço Militar distribuídas pelo Brasil, houve um grande número de dúvidas e problemas de uso do sistema pelos usuários.

O processo de correção do SASM foi caro, consumiu muitas horas dos desenvolvedores e demora nas atualizações do sistema por parte dos usuários. Verificou-se que apesar do 3º CTA possuir seu Processo de Desenvolvimento de Software (PDS), este não disciplina as atividades de construção e avaliação de interfaces ou aborda as questões de facilidade de uso.

Após a determinação, pelo Governo Federal, do uso de software livre e da priorização do formato Web no desenvolvimento de sistemas esta situação tornou-se mais complexa. Este estudo propõe um método para a concepção, desenvolvimento e avaliações de interfaces das aplicações Web aderente ao PDS do 3º CTA. O método proposto contempla a participação dos usuários no processo, especifica os artefatos a serem construídos, dirige as atividades da equipe de desenvolvimento por função e indica as técnicas e as avaliações de interface necessárias.

A Engenharia de Usabilidade

Aplicações Web